HISTÓRIA DE COSMOS

GRES UNIDOS DE COSMOS

Fundado em 1º de Janeiro de 1948

Filiado a ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Entidade de utilidade Publica pela Lei. 1680 de 1968

Sede Própria: Rua Iguaraçu, 191 Cosmos – Rio – RJ Tel: 3409-7899.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Cosmos é uma entidade carnavalesca da Zona Oeste Carioca, do distante bairro de Cosmos. Sua quadra de ensaios fica na rua iguaraçu, 191 – Cosmos. A Unidos de Cosmos é a mais antiga escola de samba da Zona Oeste Carioca em atividade, tendo sido fundada em 01/01/1948 com as cores verde e branca. Ela surgiu do Bloco Carnavalesco União de Cosmos que tinha as Cores azul e branca, de 1946. Os seus principais fundadores foram: Oswaldo Augusto Albuquerque, José Lima, Adelino Moreira, Francisco Hilário Gomes, Isaac Barbosa e seu Artur. Os primeiros sambas da Unidos de Cosmos foram compostos pelo compositor Luso-brasileiro Adelino Moreira até a formação da ala de Compositores da escola a partir de 1950.
A Unidos de Cosmos desfilou na Praça Onze, desde a sua fundação até 1952 quando foi suspensa dos desfiles oficiais devido não ter passado com o seu pavilhão e a sua diretoria no carnaval de 1952, quando caiu uma tormenta sobre a Cidade do Rio de Janeiro nos dias de carnaval. De 1953 a 1968 desfilou nos carnavais de Campo Grande, Santa Cruz e Itaguaí, por não conseguir autorização para retornar aos desfiles oficiais do Centro do Rio de Janeiro pela Confederação das Escolas de Samba do Brasil. Em 1969 fez um desfile sem subvenção para voltar aos certames oficiais do carnaval do Rio de Janeiro, todavia a Confederação das Escolas de Samba do Brasil não oficializou o desfile da Unidos de Cosmos. Em 1970 um novo desfile de avaliação desta vez pela Associação das Escolas de Samba da Guanabara sendo aprovada neste desfile. Em 1971, com o enredo “Exaltação ao Negro Brasileiro” retorna as disputas oficiais, obtendo o 9° lugar no grupo B. De 1971 a 1992 perenemente no carnaval do Rio de Janeiro. Destacando-se com vários carnavais: Em 1972 “Epopéia Carioca”, em 1976 “Candomblé, culto a Magia Afro-Brasileira, em 1980 “Brasil também é Criança”, em 1981 “Enfim a felicidade”, do saudoso carnavalesco Ney Ayam, em 1985 “Chegou o General da Banda”, em 1986 “Guerreiro Verde”. Nos anos 90 a Unidos de Cosmos passou por varias crises quase desaparecendo como Escola de Samba o Sociólogo e Professor José Geraldo dos Santos assumiu a Escola no auge da crise em 1999 e trabalhando com determinação re-filiou a Unidos de Cosmos em 2002, obtendo no carnaval de 2003 o vice-campeonato do grupo de acesso E com o belíssimo enredo “Cosmos 5.5 Reverencia Heitor dos Prazeres”. A partir deste carnaval a verde e branco vem crescendo ano a ano orgulhando-se de ser escola que, tem muito chão. A escola esta chegando aos seus 60 anos de existência apostando no futuro e preparando um grande carnaval para 2008, com o enredo “O Sertão Carioca esta em Festa, Parabéns Cosmos 60 anos de Samba”.

Importantes personagens da Unidos de Cosmos: Oswaldo Augusto Albuquerque, José Lima, Francisco Hilário Gomes, Isaac Barbosa da Silva, o compositor Adelino Moreira, o compositor e carnavalesco Luís Fernando Reis, Dr. Alcyr Soares “Tiririca”, Cabo Oliveira, Capitão Braga, Zé Aristótes, Professor Altayr Tuté e Dona Isaura, a baiana mais antiga da escola, Dona Pretinha, Passista Índio, Jorge do Opala, Rita (Garota Samba), Oswaldinho, Didimo, Mestre Áureo, Manuel Macumba.

Principais Diretores: Profº José Geraldo dos Santos - Presidente Administrativo, Jorge Borba Pimenta – Presidente do Conselho Deliberativo, Ivette dos Prazeres – Presidente da Velha Guarda, Marquinho do Toldo – Diretor de carnaval, Heloisa Cristina – Vice presidente do Depto. Feminino, Conselheiro Fiscal Higino José de Sá Filho, Presidente de Honra – Coronel PMERJ Carlos Alberto Silva.